TRAJETÓRIA

tarja

 

Marca_SBT_Nordeste

Um pouco da trajetória de Sonia \ Sonya Faria

Nascida no Rio de Janeiro, no ano de 1953, com pais baianos, vim para a Bahia em 1969.
Sempre gostei de criar e recriar.
Dos enxovais dos meus filhos pintados de Mickey e Pato Donald, passei para pintura em porcelana, posteriormente fiz cursos de pintura em tecido, desenho, pintura em telas, cerâmica, tear, cestaria, ou seja, sempre gostei de aprender.
Em 85, indo a São Paulo para fazer um curso a fim de ser floriculturista, vi tanta coisa linda de arte em São Paulo que de floricultura mudei de idéia e criei a G Detalhes, uma loja de decoração e galeria de arte no Max Center, em Salvador que me aproximou muito das artes.
Em 94, com 40 anos, ingressei na Escola de Belas Artes da Ufba, era o meu terceiro ingresso na Universidade, e como aconteceu com os outros cursos, em busca de outro sonho, abandonei.
Mas muita coisa ficou, e na Ilha de Campinho, onde fui montar uma pousada, continuei pintando, mas eram cópias de alguma coisa e quando terminava o trabalho, me sentia insatisfeita.
Na ânsia de aprender, e com o objetivo de criar trabalhos com o auxilio do computador, em 2007, resolvi fazer um curso no Senac, que englobava Corel Draw, Photoshop e Page Maker. O resultado seria a criação de um folder.
E eis que me achei. Com o auxílio do Photoshop manipulei fotografias que tinha no meu lap top e meu folder já foi um convite para uma exposição de meus trabalhos.
O que me motiva primeiro nestes trabalhos, são as cores, depois as formas, a perspectiva, possibilidade de penetrar em alguns quadros e como as imagens são sentidas pelo público. É fantástico observar a reação das pessoas que dão uma interpretação pessoal a cada trabalho. Isso me agrada muito por demonstrar a diversidade do interior humano.
Criei muitas gravuras e expus em Búzios em 2007, na Cantina Cortile em Salvador, em 2008 e em Barra Grande de Maraú em setembro de 2009.

Próxima


 

Copyright © 2010 Sonya Faria
by:Sight